Oque é Medicina Ortomolecular?

Atualizado: 12 de abr.

A Medicina Ortomolecular é a área da medicina que tem seus fundamentos:


a) Na Bioquímica Celular e Molecular (que estuda as substancias que estão presentes no organismo humano e as reações químicas que ocorrem entre elas)


b) Na Fisiologia Humana (que estuda o funcionamento dos órgãos e sistemas humanos e a relação entre eles).


c) Na Fisiopatologia Humana (que estuda como se desenvolvem as doenças)


d) Na Nutrição Celular (que estuda as substancias necessárias ao funcionamento normal do organismo humano).


Ela procura detectar e corrigir os desequilíbrios das funções celulares, antes que se desenvolvam as doenças e, na ocorrência delas, somar suas propostas aos tratamentos.



Quanto ao tratamento utiliza-se as medicações específicas a cada doença, acrescentando o suporte nutricional celular, por meio de alimentação adequada e/ou suplementos, como vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e demais substancias com ação antioxidante, que possam levar a um maior rendimento metabólico, otimizando as medicações específicas, reduzindo o tempo de recuperação , possibilitando um melhor desempenho celular em doenças já instaladas ou em curso.



〰️Importante ressaltar que não existe dieta ortomolecular, o que existe é dieta específica a cada necessidade do paciente.

Também não existe terapia ortomolecular anticancer, antienvelhecimento, antiaterosclerose, ou para doenças crônicas degenerativas – cada doença terá seu tratamento específico, acrescido ou não de substancias que atuem na oxidação celular (estresse oxidativo).

Vegetais frescos e orgânicos
Vegetais frescos e orgânicos

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo