DIA MUNDIAL DE COMBATE A ASMA
Hoje é considerado o Dia Mundial de Combate à Asma . A Asma e as doenças alérgicas tornaram-se um problema de saúde pública mundial devido ao aumento da sua prevalência. Estima-se que mais de 20 milhões de brasileiros, entre crianças e adultos sofrem com Asma, desse total, cerca de 5% apresentam a forma mais grave da doença, é responsável pela 4ª causa de internação no Brasil e pela morte de cerca de duas mil pessoas por ano.

O tratamento padrão da asma inclui β2-agonistas e corticosteróides inalatórios ou sistemicos. Sabe-se que a administração de corticosteróides exerce fortes efeitos no recrutamento de leucócitos, e exibe propriedades anti-inflamatórias muito eficazes . Embora o tratamento com corticosteroides seja considerado o padrão-ouro, vários estudos relataram uma incidência significativa de efeitos adversos com altas doses e uso prolongado de corticosteroides e β2-agonistas, como: tremores/ taquicardia/ cefaléia / ansiedade/ sedação / fadiga/ náuseas / vômitos / arritmia.
No caso dos Corticosteróides:
Osteoporose/ catarata / glaucoma/ equimoses/ redução da espessura da pele / diabetes melitus / candidíase oral / desaceleração do crescimento em crianças.
Considerando que a formação de Radicais livres desempenha papéis fundamentais na origem e progressão da asma, o uso de suplementos antioxidantes com efeitos multifatoriais sobre radicais livres e fatores regulatórios podem alcançar o ideal sucesso no tratamento.