BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE PARA SAÚDE

O chá é uma das bebidas mais consumidas, perdendo apenas para a água, em muitas sociedades . Planta perene, da família Theacea, gênero Camellia, conhecida como chá da Índia ou chá verde, seu sabor distinto, aroma e efeitos promotores de saúde são altamente valorizados em todo mundo, assim como suas conotações socioculturais .

Suas propriedades promotoras da saúde são atribuídas ao alto teor de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Benéficios para a saúde são atribuídos principalmente a um tipo de composto fenólico chamado EPIGALOCATEQUINA-3-GALATO (EGC 3 G)e ao Aminoácido L- Teanina .




A ingestão de EGC 3 G oferece:

➡ Melhora da função cognitiva.


➡ Melhora a sensibilidade à insulina e diminui a produção de beta-amiloide no cérebro.


➡ Reduz neuroinflamação ,o que pode prevenir doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer.


➡ Proteção vascular aos efeitos danosos do LDL e auxilia na perda de peso.


A L-Teanina oferece :

➡ Efeito ansiolítico e relaxante 30 ́ após ingestão de 200 mg.


➡ Neuroproteção: reduz número de isquemias cerebrais;


➡ Hepatoproteção: regula níveis de L-Glutatião, auxiliando metabolismo de substâncias tóxicas,xenobióticos,medicamentos e álcool.


➡ Imunidade: a Etilamina, produzida pela hidrólise da L- Theanina estimula as células T γ e δ que passam a produzir quantidades grandes de Interferon (I Fn- γ ), linfocina que aumenta eficiência do Sistema Imune contra VIRUS e BACTÉRIAS.


➡ Estimula MEMÓRIA / APRENDIZADO / SEDAÇÃO por ↑ concentração GABA e DOPAMINA no SNC.




O consumo de chá verde é considerado uma intervenção dietética eficaz para promover clareza mental e função cognitiva.


O chá verde está disponível em muitas variantes: na forma de folhas soltas, embalados em saquinhos de chá ou em pó , podendo também ser administrado em cápsulas manipuladas contendo seu extrato seco.


❌Não se deve tomar medicamento por indicação ou se automedicar. É necessário a avaliação de um profissional capacitado da área da saúde. Como disse Paracelso: "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose" .

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo